terça-feira, 20 de junho de 2017

Pais devem ter cuidado no convívio das crianças com os pets

Animais devem ter o cartão de vacinação atualizado, afirma veterinário; higiene também deve ser motivo de atenção dos pais

imageTer um pet em casa é sempre motivo de muita alegria, especialmente para as crianças, que passam a conviver com mais um grande amigo das brincadeiras e aprendizados do dia a dia.


Mas, até onde este contato merece cuidado e atenção dos pais? Para os veterinários, todo o cuidado é importante para evitar que o animal ou a criança se machuquem.

"O animal não é perigoso para crianças. Mas é importante que os pais se lembrem que só não é perigoso se o animal estiver devidamente vacinado e vermifugado. Se o cachorro ou gato estiver nessas condições não existe a possibilidade de contaminação de doenças, seja do animal para a criança ou ao contrário", afirma o veterinário Emircio Quintão.

Emile Daniele di Oliveira é mãe do pequeno Murilo, de um ano e oito meses. Antes mesmo do nascimento da criança, a dona de casa já tinha dois pets, o Kiko e a Nina, cachorros da raça pinscher. Com a chega do filho, ela redobrou a atenção com os pets. "Tomo sempre cuidado em relação a como eles brincam. Mesmo o Kiko e a Nina sendo dóceis, eu avito deixar eles brincarem sem supervisão. Também vacino sempre os animais para evitar problemas", afirma Emile.

Ela conta ainda que a higiene dos bichinhos é um cuidado constante. "Sempre mantenho os locais comuns bem limpos. Evito que os cachorros durmam no mesmo quarto que o Murilo. São cuidados simples, mas que não o priva de brincar com os cachorrinhos", conclui.

Saúde animal e humana

A preocupação de Emile com a higiene dos pets e locais de uso comum é avaliada pelo veterinário Emircio Quintão como importante e recomendável a outras famílias. "Isso é importante de uma forma geral. A limpeza da local e das condições é fundamental para a saúde. E outra, sempre existe a necessidade de uma supervisão constante de um adulto".

O veterinário alerta ainda que o tamanho dos animais também é um cuidado que deve chamar a atenção, já que um animal muito grande pode acabar machucando uma criança, mesmo sem a intenção; o pet deve ter tamanho proporcional a altura e idade da criança.

"Deve ter atenção em relação ao tamanho dos animais e ao tamanho das crianças. Imagina uma criança de três anos. Ela não tem noção de como cuidar de um filhote, ou seja ela pode machucar o animal. Agora você também tem de ter cuidado com um cachorro grande. Ele pode machucar uma criança mesmo sem querer. Brincando ele pode jogar a criança no chão e causar um trauma" conclui Emircio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.