terça-feira, 27 de junho de 2017

Minas Gerais recebe 54 médicos cubanos para recompor o Programa Mais Médicos no Estado

Eles vão preencher vagas que não atraíram profissionais brasileiros. De acordo com o governo de Minas, outros 22 chegam ao estado nessa quarta (28)

imageNa manhã dessa segunda-feira (26), 54 médicos cubanos, que irão recompor o Programa Mais Médicos, em Minas Gerais, desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.


A superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, explicou que essas médicas e médicos irão recompor o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do Programa.

“Antes de desembarcar em Belo Horizonte, esses profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília-DF, e receberam capacitação voltada para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Todos eles são profissionais com formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas”, afirma Ana Paula Medrado.

A previsão é que outros 22 profissionais desembarquem nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão, na próxima quarta-feira (28/06), totalizando, dessa forma, 76 médicos.

  • Clique aqui e confira a lista de municípios que receberão os 76 médicos cubanos, do Programa Mais Médicos.

A gestora do município de Conceição das Pedras, Flávia Renata Pereira, destaca que esses profissionais são aguardados com muita expectativa. “Nós já contávamos com uma médica do programa, mas ela precisou retornar a Cuba. Essa profissional vinha fazendo um ótimo trabalho e, hoje, a expectativa é a melhor possível para receber a nova médica que virá para o nosso município”.

Veja no Blog da Saúde MG:
- Pesquisa da UFMG avalia impacto positivo do “Mais Médico” em Minas Gerais

A médica Dailen Perez, que atuará no município de Igarapé, destaca a importância dessa experiência. “Para mim, em particular, é uma experiência maravilhosa. Todos nós somos muito solidários e gostamos de nos comunicar com os pacientes. Nosso objetivo e desafio aqui é contribuir para uma melhora na qualidade da saúde pública”, explica a médica cubana.

O Programa

Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um SUS mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Dessa forma, o Programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do País, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.

Os profissionais que integram o Programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Saiba mais sobre a atenção primária e o Sistema Único de Saúde (SUS) em: www.saude.mg.gov.br/sus

Por Fernanda Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.