sexta-feira, 22 de julho de 2016

Detentos da cadeia pública de Raul Soares são transferidos para Abre Campo

imageRaul Soares (MG) – Por volta das 5h30 da manhã dessa quinta-feira (21), detentos da cadeia pública de Raul Soares foram transferidos para o Presídio de Abre Campo. O jornalismo do SC entrou em contato com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e aguarda o repasse de informações detalhadas sobre esta transferência.

 

Interditada

imageEm agosto do ano passado a cadeia de Raul Soares foi interditada pela Justiça por causa das más condições de conservação do prédio. Na época, 35 detentos ocupavam as 11 celas, que ofereciam 25 vagas. De acordo com laudo, toda a estrutura elétrica, hidráulica, de esgoto e de higiene estava comprometida. Ainda, sobre a reforma, o laudo realizado pela Central de Apoio Técnico do MPMG (Ceat) destacou a necessidade de visar pela segurança dos presos e dos agentes, afim de reduzir os riscos de fuga, motim e rebelião, além da reforma possibilitar o aumento do número de vagas para presos na unidade.

imageNo laudo de inspeção da Coordenadoria Municipal da Vigilância Sanitária, apresentado em novembro de 2014, a pedido do MPMG, apontava que os presos bebiam água da pia do banheiro devido a falta água potável; chamou a atenção para a existência de escorpiões, inclusive nas celas; e muito lixo espalhado ao redor da cadeia, contribuindo para a proliferação de pragas e servindo de abrigo e de alimento para insetos e roedores. Em todas as celas a fiação estava exposta, colocando em risco a vida dos detentos e dos servidores que ali trabalham, dentre outros problemas identificados.

O laudo de vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, também de novembro de 2014, apontou, entre inúmeras irregularidades, a falta de Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico e de sistema de detecção e de alarme contra incêndio; todos os extintores vencidos; a saída de emergência fica trancada, e, as demais saídas do presídio, bloqueadas.

Com informações da TV Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.