terça-feira, 31 de maio de 2016

Presidente da Câmara de Piedade de Caratinga é acusado de oferecer dinheiro para funcionária de marcação de consulta

imagePiedade de Caratinga (MG) - Um áudio que circula por celulares e pelas redes sociais vem chamando a atenção, principalmente dos moradores da cidade de Piedade de Caratinga.

Na gravação, o presidente da Câmara de Vereadores do município é flagrado subornando uma funcionária da marcação de consultas médicas.



A gravação teria ocorrido em fevereiro deste ano, na secretaria de saúde da prefeitura de Piedade de Caratinga. No áudio, o Presidente da Câmara do município, Evânio Cassimiro de Lima, oferece dinheiro para que uma funcionária coloque na frente da lista de pessoas que precisam fazer exames e consultas, moradores que fossem de interesse dele. A cada marcação, a funcionária receberia 20 reais..

Vereador Evânio: "Se você liberar prá mim, por exemplo, 100 exames na ordem do mês é R$ 2.000,00 conto que sai".

Funcionária: É verdade!

Vereador Evânio: "Liberou 10 exames: R$ 200,00. Aí o que que acontece, se você quiser ganhar mais, todas as pessoas que chegar, cê quiser... procura... calado... procura o Vereador Evânio lá que ele resolve isso prá você".

A maioria dessas consultas e exames laboratoriais de maior complexidade é realizada em Caratinga e o paciente precisa entrar em uma fila de espera. Na gravação, o Presidente da Câmara de Piedade afirma que ligaria para a funcionária informando os nomes dos moradores que teriam prioridade na marcação e até deixa a entender que o esquema é comum em outras cidades.

Vereador Evânio: "Que tem gente que faz parceria assim com... quando o funcionário ele é "bão" né? Essas outras prefeituras e a pessoa atende a população beleza e resolve os problemas deles".

Funcionária: É! (concorda)

Vereador Evânio: Né? (pergunta)

Funcionária: Tá certo!

Como incentivo para a participação da funcionária no esquema, Evânio Lima dá garantias de emprego na prefeitura nos próximos anos.

Vereador Evânio: Você é efetivada ou contratada?

Funcionária: Eu sou contratada.

Vereador Evânio: Pois é! Mas se... se ela virar (mudar de prefeito), eu te garanto seu emprego lá também ainda. Entendeu?

Funcionária: Ok (concorda)

Por dois dias nós procuramos o vereador na Câmara Municipal de Piedade de Caratinga. Só conseguimos contato por telefone, onde Evânio confirmou a oferta de dinheiro à funcionária. Chegamos a agendar uma entrevista com ele, na terça-feira (24) e nos dias que se seguiram, mas depois o Presidente da Câmara de Vereadores não atendeu as ligações. Na Secretaria de Saúde de Piedade de Caratinga, o Secretário Elton Alves informou que após a gravação de suborno, a própria funcionária, que estava cobrindo férias, levou o áudio ao conhecimento dos responsáveis pela marcação de consultas. Elton afirmou que, apesar da oferta, o esquema não teria como ser feito. Ele disse que a liberação de exames e consultas passa por uma equipe e que o corpo clínico é quem define quem deve ter prioridade.

A tentativa de suborno revoltou muitos moradores de Piedade de Caratinga. Nos postos de saúde, muitos afirmam que precisam esperar vários meses para que consultas ou exames sejam liberados. A lavradora Maria da Silva Gregório afirma que chegou a pagar do próprio bolso uma consulta. O Secretário de Saúde de Piedade Caratinga afirmou que a marcação também depende da disponibilidade de vagas com os especialistas de fora da cidade. Ainda sobre a tentativa do vereador de fraudar o sistema de marcação, Elton acredita que o Presidente da Câmara de Vereadores, que é oposição na cidade, queria ganhar votos.

Com informações da Doctum TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.