sábado, 13 de fevereiro de 2016

Delegada de Jequeri é convocada pela ALMG para explicar denúncia

Comissão de Segurança Pública se reúne nesta terça (16) para ouvir delegada que atua em municípios da Zona da Mata

imageA Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem reunião marcada nesta terça-feira (16/2/16), às 9 horas, no Plenarinho I, para ouvir a delegada da 27ª Delegacia da Polícia Civil de Jequeri (Zona da Mata), Cleide de Oliveira Fiorillo, e a escrivã da 26ª Delegacia de Polícia Civil de Rio Casca (Zona da Mata), Karina Conrado de Souza. Elas foram convocadas para essa reunião diante da ausência em outros dois encontros realizados anteriormente.

O presidente da comissão e autor do requerimento para a reunião, deputado Sargento Rodrigues (PDT), disse que, no dia 1º/12/15, recebeu informações de que duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar (PM), em São Pedro dos Ferros (Zona da Mata), portando armas de fogo com a numeração raspada. Após serem conduzidas para a delegacia, teriam sido liberados por Cleide de Oliveira Fiorillo, por telefone, uma vez que ela não estava presente. Depois disso, no mesmo dia, os suspeitos voltaram a ser detidos pela PM, desta vez conduzindo um veículo roubado.

Na sequência, no dia 16 de dezembro, a comissão ouviu os policiais militares envolvidos no caso, que abordaram os suspeitos: o sargento Luciano Rodrigues, da 21ª Companhia Independente da PM, e o cabo Gilmar Santos Silva. Também estava presente o major Luiz Faustino Marinho Júnior, comandante da Companhia. Nessa ocasião, Sargento Rodrigues argumentou que a delegada Cleide de Oliveira teria praticado, no mínimo, crime de prevaricação, ao não cumprir os deveres da sua função, que exigiriam a presença dela para antes da soltura.

Convidados – Foram convidados a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Andrea Claudia Vacchiano; o corregedor-geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Helbert Alexandre do Carmo; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, promotora Nivia Mônica da Silva; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente-coronel PM Ailton Cirilo da Silva; o diretor administrativo e vereador do município de São João del-Rei, cabo BM Zanóla; o presidente da Associação Central Única dos Militares Estaduais de Minas Gerais (Cume), 3º sargento PM Walter Carvalho de Souza Fagundes; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-PM/BM), subtenente PM Israel Antônio Sanches Ventura; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais, cabo BM Álvaro Rodrigues Coelho; e o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia de Minas Gerais, Bertone Tristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.