sexta-feira, 27 de novembro de 2015

AMAPI comemora 31 anos de conquistas para os municípios

amapiA Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/AMAPI completa, neste 27 de novembro, 31 anos de fundação. Desde que a Associação existe, ela está à frente de ações que contribuem para o desenvolvimento e crescimento dos municípios filiados e também da área de abrangência. Atualmente, 12 municípios estão filiados à AMAPI, o que permite um atendimento especial às demandas e parcerias conquistadas ao longo de três décadas.

Neste ano de 2015, a Associação proporcionou às prefeituras e funcionários, uma série de cursos e apoios em realizações de eventos que permitiram conquistas nas áreas social e da saúde. Dentre as ações promovidas e/ou apoiadas pela AMAPI, destacam-se: curso de agricultura orgânica nas cidades de Guaraciaba e Acaiaca; curso de formação de pregoeiros; participação na Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, capacitação de profissionais de educação física e monitores; 1ª Conferência Intermunicipal LGBT; participação em mais um Congresso da AMM; presença de prefeitos na Marcha à Brasília; realização do I Fórum Intermunicipal de Cultura; articulação para a formação do Serviço de Inspeção Municipal/SIM Regional; Fórum pela Igualdade Racial; articulação sobre a possível construção de um Centro de Internação Provisória; presença no Fórum Regional de Governo; reunião com o Governador de Minas; união entre prefeitos para enfrentamento da crise financeira; mobilização sobre a redução do FPM e, o mais recente, trabalho em conjunto para ajudar os municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Samarco (Mariana, Rio Doce e Barra Longa).

CIMVALPI

De todas as ações citadas acima, a criação do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/CIMVALPI representa uma conquista histórica da Associação junto aos municípios. A ideia do Consórcio surgiu em Assembleia de prefeitos e teve como principal objetivo a atender as demandas comuns dos municípios, em especial a Iluminação Pública e a Destinação Final de Resíduos Sólidos. Após dois anos, o Consórcio se consolidou como mais uma força dos municípios para enfrentar as dificuldades e fortalecer ações e projetos já consolidados.

“O momento difícil fica mais ameno, quando nos mantemos unidos: AMAPI, 31 anos junto com os municípios do Vale do Piranga”, ressalta a diretoria da Associação.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.