segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Afinal, 12 de outubro é feriado por quê?

Nas ruas, maioria das pessoas lembra do Dia da Criança e esquece Nossa Senhora Aparecida

image

Hoje é feriado de Dia da Criança, certo? Errado. Ofi­­cialmente, 12 de outubro é feriado porque é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A motivação do feriado, porém, é frequentemente esquecida. Em uma simples consulta feita pela Gazeta do Povo nas ruas, a maioria das pessoas esqueceu da santa e citou o Dia da Criança como o motivo do dia de folga.

De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora Apa­­recida, padre Pedro Renato Carlesso, a constatação da re­­portagem reflete os dias atuais. “Penso que isso é um reflexo daquilo que nós vivemos. Nós vivemos uma crise de valores morais, éticos e religiosos. Acontece o mesmo com o Natal e a Páscoa: há um foco no consumo”, diz.

Carlesso defende que o Dia de Nossa Senhora Aparecida é importante não apenas para os católicos, já que a santa é a padroeira do Brasil. “Para nós brasileiros é dia de celebrar a mãe. Não tem ninguém que venha a esse mundo sem a mãe. Foi essa figura de Maria que Jesus nos presenteou na cruz. Ele queria que ela fosse mãe de todos os seus seguidores”, explica.

Para a cientista social Sheilla Figlarz, é importante respeitar as liberdades e a democracia, mas a comemoração do feriado está mais relacionada às convicções religiosas de cada um. “Não sou cristã. Para mim, é feriado porque é feriado, mas, como moro num país cristão, tenho respeito”, diz.

* * * * * * *

Você sabe por que dia 12 de outubro é feriado?

Gazeta do Povo – Curitiba

6 comentários:

  1. 12 DE OUTUBRO E DIFICIL NAO SABER, AGORA 19 DE SETEMBRO EM RAUL SOARES QUE NINGUEM, NEM MESMO OS RAULSOARENSES SABEM. DIA DO NADA.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro continuar celebrando o dia como dia das criancas apenas. Religiao é coisa que cada um devia ter para si mesmo e respeitar a dos outros. Ter um dia de feriado por causa de um santo, um Deus, ou seja lá o que for, pra mim nao faz sentido NENHUM ao se tratar de um pais que deveria ser laico segundo a teoria..

    ResponderExcluir
  3. Somente no dia 12 de outubro passaram 400 mil pessoas no santuário de NS Aparecida em São Paulo. Será mesmo que este feriado é frequentemente esquecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Santuário de Aparecida já foi o sonho de consumo de muitos fieis. Hoje, nem tanto. 400 mil representam 0,2% da população brasileira. Um número não tão expressivo assim.

      Excluir
    2. 400 MIL SO NO DIA 12 VEJA O RESTO DO ANO. E O CIRIO DE NAZARE COM MAIS DE 2 MILHOES. ACHO QUE ISSO NAO E SONHO E SIM REALIDADE.

      Excluir
  4. Inversão de valores e conveniência ($$$$$)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.