terça-feira, 25 de agosto de 2015

Prefeito de São Miguel do Anta é preso por agressão, desacato e resistência

imageSão Miguel do Anta (MG) - O prefeito de São Miguel do Anta, Cristiano Moreira Machado (PT), 42, foi preso, no Paço Municipal de São Miguel, no dia 17 deste mês, na rua São José, Centro, pelo comandante do destacamento de Polícia Militar daquela cidade, depois de ter sido acusado de ofender e agredir sua ex-companheira, desacatar um policial militar e resistir à prisão.



A secretária de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta e ex-cônjuge de Cristiano, Regiane Aparecida de Oliveira, 39, acionou a polícia, a quem denunciou que Cristiano entrou no Centro de Referência da Assistência Social (Cras/São Miguel), local onde ela trabalha e começou a ofendê-la e a agredi-la. Segundo a vítima, ela e Cristiano estão em processo de separação e naquele dia ele, muito exaltado, entrou na sala, e ofendeu a dignidade dela e de sua filha (enteada dele).

Além de ofendê-la, Cristiano a agrediu, puxando seu cabelo, e a ameaçou de morte, dizendo que contrataria alguém para matá-la, tudo isso diante de várias testemunhas. Ainda segundo a vítima, ela vem sofrendo ameaças e agressões há vários meses, tendo inclusive registrado um Boletim de Ocorrência no ano de 2013.

A irmã de Regiane, Gislane de Oliveira, 33, presenciou as agressões e para apartar a briga, acabou agredindo Cristiano.
Regiane foi levada ao Posto de Saúde local onde foi submetida a Exame de Corpo de Delito, e não foram constatadas lesões.
Por volta das 14 horas Cristiano foi abordado pelo sargento João Batista, 49, na Prefeitura.

O prefeito informou ao Folha da Mata que acabara de se reunir com o delegado Regional, de Ubá, e com o delegado responsável pelos crimes de furto e roubo ocorridos em São Miguel, quando o sargento chegou à Prefeitura.

Consta no Boletim de Ocorrência Policial que quando percebeu que seria autuado como autor da agressão, Cristiano passou a desacatar o sargento. Ainda de acordo com relatos da polícia, Cristiano ofendeu o policial militar, dizendo que o mesmo era um vagabundo e que não estava fazendo nada para acabar com os crimes de roubos que acontecem em toda parte naquela cidade. Ainda no documento consta que, perante várias testemunhas, Cristiano disse que o sargento João Batista deveria “largar a farda” e que quando ele trabalhava no destacamento de Canaã, “deixou roubar o banco”.

Ele acabou sendo preso e conduzido à Delegacia de Polícia de Viçosa. Na companhia do procurador do Município de São Miguel do Anta, Eduardo Lopes Drumond, ele prestou depoimento e só foi liberado após o pagamento de fiança, estipulada pelo delegado.

Regiane também foi ouvida pela polícia Civil. Segundo informações, o sargento João Batista irá representar contra o prefeito na Justiça.

Prefeito denuncia retaliação

Ouvido pela reportagem do jornal Folha da Mata, Cristiano declarou que está sofrendo dupla retaliação por causa de denúncias feitas por ele junto à Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais e por ter demitido duas funcionarias da Prefeitura. Nas denúncias o prefeito expõe a situação de insegurança vivida pela população de São Miguel. Segundo o prefeito, o atual comandante do destacamento de polícia de São Miguel não está trabalhando como deveria e os crimes de furto e roubo a mão armada, segundo ele, acontecem de duas a três vezes por semana em São Miguel, e não estão sendo devidamente apurados pelas polícia Civil e Militar.

Cristiano afirma ter encaminhado ao delegado Rodrigo de Melo Teixeira, da Secretaria de Defesa Social, em Belo Horizonte, lista com os diversos crimes ocorridos em São Miguel, o que motivou a sua prisão.

A segunda retaliação, que motivou a denúncia de agressão por parte da secretária de Assistência Social, seria por conta da demissão dela e da irmã dela, Gislane de Oliveira, 33, tesoureira do município. Segundo o prefeito, ele as demitiu depois que encontrou irregularidades na contratação dos serviços de aluguel de dois marteletes, que não foram vistos na prefeitura. Segundo ele, com a demissão, as duas o denunciaram por agressão, o que é mentira, já que nenhuma lesão foi constatada no exame de corpo de delito realizado no Posto de Saúde de São Miguel.

Sargento representou contra prefeito

O sargento João Batista registrou Boletim de Ocorrência contra o prefeito de São Miguel do Anta.

Consta no documento que ele se encontrava no ponto base da praça Padre Adalberto, Centro, na manhã de terça-feira (18), quando recebeu inúmeras ligações dando conta de que o prefeito de São Miguel estava concedendo entrevista na rádio Comunitária de São Miguel, de onde falava mal do sargento, bem como ofendia sua dignidade e honra, o difamando e o caluniando perante a sociedade são-miguelense. O sargento registrou no boletim de ocorrência que várias pessoas gravaram a fala do prefeito e a compartilharam nas redes sociais. Diante dos fatos, o sargento representou contra o prefeito junto à Delegacia de Polícia e informou que irá à Justiça.

Com informações do Jornal Folha da Mata de Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.