sábado, 28 de março de 2015

Suinocultura leva multa de 60 mil reais por poluir o rio de Jequeri

imageJequeri (MG) – Em 27 de fevereiro deste ano, atendendo denúncia de mortandade de peixes no rio Casca, no município de Jequeri, uma equipe da PM de Ponte Nova esteve na zona rural de Jequeri, onde foi constatado o rompimento de parte do talude de um tanque escavado na terra, destinado ao armazenamento de dejeto de suinocultura in natura.

 

Os dejetos atingiram o leito do rio Casca, causando morte de peixes nativos do rio, segundo informações de populares. No momento que a equipe chegou ao local, os dejetos já haviam escoado totalmente, não sendo possível avaliar a quantidade de peixes mortos, pois estava chovendo muito e anoitecia, fato que dificultou a fiscalização.

No dia 1º deste mês, a equipe retornou ao local para avaliar a documentação da suinocultura e avaliar os danos. Foi constatado que vazou aproximadamente 200m³ de dejetos. Quanto à documentação, foi constatado que o empreendimento está em processo de licenciamento. Foram lavrados dois Autos de Infração administrativa com valor total de R$ 60.104,54, pela falta de licença ambiental e despejo de dejetos.

No dia 10 de março, técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais – NEA, da Secretária Estadual de Meio Ambiente, estiveram no local avaliando as condições do tanque de armazenamento dos dejetos e coletando amostras de efluentes de de água para análises.

Com informações do Unidade Notícias

11 comentários:

  1. Será que aki em Raul não tem um caso parecido, porém não é multado nunca.... Estranho!

    ResponderExcluir
  2. Tb acho, pq o mal cheiro e demais e ninguém faz nada. Acorda Raul.

    ResponderExcluir
  3. Também acho estranho sou morador da vila Barbosa e durante a noite da mal cheiro na vila toda o estranho que só a noite .... cadê as autoridades responsáveis ?

    ResponderExcluir

  4. Gostaria de sugerir aos três anônimos das 11:10 às 12:19 h e aos mais de 3000 e poucos eleitores que votaram no deputado estadual Durval Ângelo atual líder do governo na assembleia legislativa de Minas Gerais, que exigia uma maior atuação dos órgãos ambientais do estado de Minas Gerais. Que façam medições periódicas nas águas do rio Santana bem como a avaliem o incomodo causado pelo mal cheiro dos dejetos das servas de porcos tal como em Jequeri.
    Os dejetos das servas de porcos poluíem o rio Santana e incomodam os:
    - moradores das vilas Barbosa e Esperança
    - frequentadores dos bares as margem da MG 329
    - quem faz caminhadas no sentido São Pedro dos Ferros na MG 329.
    Em tempo, parabenizo o blogueiro por divulgar os anseios da população raul-soarense e ao vereador José Maria Peixoto por exercer sua função de auditar e denunciar as omissões do prefeito e de seus secretários

    ResponderExcluir
  5. Nós temos que contar somente com o apoio do vereador José Maria Peixoto e do Pascoal, pois este deputado é paraquedista, só aparece nas vésperas de eleição.

    ResponderExcluir
  6. Isso e verdade Vila Barbosa tem cheiro horrível... Mais ja foi denunciado e ate hoje nada tudo continua maré mansa........

    ResponderExcluir
  7. Falando em vila Barbosa, me lembro da reforma da quadra ... ou reforma ou interdita antes que mate uma criança

    ResponderExcluir
  8. E Raul Soares,qdo alguém ou uma autoridade,como o promotor,tomara uma atitude,esse cheiro horrível pela cidade inteira,essa poluíçao dos nossos rios da nossa água....providência urgente!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. O mau cheiro e a poluição do rio Santana são consequências diretas das descargas de duas servas de porcos.
    Estas duas servas de porcos beneficiam no máximo vinte famílias e prejudicam direta ou indiretamente cerca de trezentas famílias, e ainda contribuem com 80% da poluição do rio Santana.
    Imagine como sofrem as famílias que são prejudicadas por essas servas de porcos na hora das refeições, o mau cheiro e a quantidade de moscas, é de perder o apetite, e ainda sem contar as doenças que os dejetos causam. Já passou da hora de alguém ou uma autoridade adotar uma postura mais rígida, ou seremos obrigados a cheirar merda de porco dia e noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo ! passou da hora cadê as autoridade competentes em Raul ?

      Excluir
  10. Se a moda pega a FRAMBOM aqui de São Pedro que se cuide, se bem que a Prefeitura, ops, o prefeito na~briga com quem tem dinheiro não....

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.