sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O que pode acontecer se o Aécio ganhar

Por Nélio Azevedo

Nelio AzevedoNum cenário em que o Aécio venceria essas eleições teríamos consequências imediatas, no plano político, no social, no econômico, no produtivo e no campo diplomático.

 

1- No plano político, teríamos de imediato a mudança dos rumos da política interna, o efeito cascata ou dominó iria alcançar os estados e por fim as cidades. Redutos do PT teriam que mendigar verbas e assistência, podendo sofrer um total isolamento, dependendo da sua importância no cenário estadual, regional e nacional. antigos adversários teriam que se desdobrar pra ganhar a confiança e ser aceito em uma nova condição, a de aliado. se continuar na oposição, terá que basear suas ações na força que essa mesma oposição teria nas casa legislativas em nível estadual e nacional. O Congresso tem seus vícios e suas determinações próprias, não se submeteria à presidência se isto não lhe for de tudo conveniente. A Câmara Federal é mais difícil de cooptar, o número de deputados é muito grande e algumas matérias teriam que ter maioria absoluta pra passar e se tornar lei ou decreto. A ansiedade de mostrar serviço e que agora seria outros rumos poderia criar situações em que o Presidente poderia virar refém dos seus apoiadores de campanha, se não corresponder aos anseios das lideranças, instaura-se a ingovernabilidade; não podemos nos esquecer do fato de que o Orçamento da União é votado no início do exercício parlamentar. Os casos dos Estados de Minas e de São Paulo seriam casos à parte, podendo ter desdobramentos curiosos; em Minas, onde o PT destronou os tucanos depois de tanto tempo, é o berço político do Aécio, mesmo sendo dirigido pelo PT, não poderia ficar de fora da festa dos novos ventos apregoados em campanha. Isto colocaria os tucanos num dilema: se ele potencializa o governo petista, ele não conseguiria mais retomar o mando no estado, tendo o Anastasia como senador e provável ministro, não tem outro nome de peso pra disputar as eleições de 2018, o quê colocaria o governador Pimentel na linha de sucessão. Se ele secar o Estado com vem sendo feito desde a época do FHC com sua briguinha particular com o Itamar, corre o risco do suicídio político por perder suas bases eleitorais no estado. Tai uma boa chance de Minas ter um tratamento melhor com obras e desenvolvimento que seriam como o ar quente para inflar o balão do ego do tucano de Ipanema.

Corre-se ainda o risco de ter que fechar uma aliança pós eleição com o PMDB, ainda que seja em estados ou região, pois, ele não se conforma em ficar à margem de qualquer governo que seja, se essa aliança se concretizar, o fisiologismo e o clientelismo vão comer solto, e a tal nova forma de se fazer política vai pro beleléu. Infelizmente, nesse país, não se governa sem ter o PMDB como aliado e, se já é bem ruim tê-lo como inimigo, pode ser muito pior como aliado.

Em São Paulo a coisa seria mais difícil ainda, pois o Aécio, uma vez tendo conquistado a presidência, não irá descartar a chance de um novo mandato, o desempenho do Alckmin no governo do estado lhe colocaria numa linha natural de sucessão, tudo pode mudar com o aparecimento da figura do Lula como alternativa da volta do PT ao poder. O ego do Aécio não deixaria que outro lhe tomasse o trono, essa briga interna de paulistas e mineiros vem de longa data; uma nova onda vermelha assolaria o país, acirrando ainda mais a disputa que contaria naquele momento com outra figura que saiu fortalecida desse embate, a Marina Silva, que não contaria mais com o espólio do Eduardo Campos.

O PSB é um dos partidos que conseguiram maior crescimento nas últimas eleições, sendo que, muito se deve a presença do falecido Eduardo Campos, agora terão que caminhar sozinhos e o espólio da liderança vai ser disputada palmo a palmo, tendo como figura não muito querida a Marina que aparece como um fantasma que protege a legenda e assombra os correligionários. Seu compromisso é com a criação da Rede e tão logo consiga, ela dará um jeito de se mandar dessa coligação ou, cobrará muito caro por ficar; são as coisas da política partidária tal qual conhecemos.

Já no cenário internacional, o Brasil corre o risco de se isolar em relação à América do Sul e América central e caribe, tentando uma reaproximação com os EUA. O Mercosul ficaria com seus dias contados e os tradicionais aliados em questões perante os organismos que cuidam dos interesses dos latino-americanos sofreriam um duro golpe. quando ao BRICS, não se sabe qual seria o nosso papel, podendo até mesmo ser substituído pelo México, já que não se alinha politicamente com os demais e perderia o espaço conquistado com a criação desse grupo não-alinhado. este novo posicionamento poderia comprometer alianças e parcerias comerciais conquistadas ao longo de mais de uma década, jogando fora todo empenho na conquista de novos parceiros comerciais. voltaríamos a ter um papel secundário no grupo dos mais ricos e a submissão seria só uma das consequências imediatas.

2- No campo das políticas sociais, de imediato, talvez não se tenha nenhuma ação mais contundente, o governo não seria louco de retirar os benefícios trazidos pelas bolsas porque isso nos jogaria num quadro de convulsão social; isto, talvez seja o maior trunfo do PT, ninguém, em sã consciência iria remar contra essa corrente; até mesmo, porque o Aécio colocou estes programas na pauta de seus discursos nos palanques, retroceder agora, seria outra forma de suicídio. Mantê-los também seria uma forma de manter vivo na memória do povo as conquistas petistas e, se era pra mantê-los, pra quê mudar o governo? A falta de compromisso do sistema tucano de governar, com as questões sociais é conhecida, eles têm a mesma visão delfiniana de que primeiro é preciso fazer o bolo crescer para depois repartir. Tomam decisões que sacrificam os menos favorecidos com a menor perspectiva de remorso ou arrependimento. essa forma de privilegiar o econômico é a base do neo-liberalismo que tentam implantar aqui desde a década de 90 do século passado. As conquistas sociais resultantes de programas sociais de transferência de renda não representam nada par esse sistema. O desemprego, o arrocho salarial sempre foram os instrumentos preferidos dessa turma e o golpe final vem com a privatização de setores estratégicos como a produção de energia e de petróleo. Pouco resta a ser privatizado, no entanto, eles não se furtarão à oportunidade de transferir para os aliados empresários uma parcela do patrimônio da União. Isto pode ser o estopim de manifestações nas ruas e a gritaria chegaria ao Congresso onde as decisões nacionais têm como palco principal. Aos partidos de oposição pouco restaria se não tiverem o peso do PMDB e PT aliados na defesa desses bens públicos, só o povo nas ruas não será o suficiente pra barrar a sanha privatista tucana. O MST e outros grupos de luta pela defesa do cidadão comum teriam que ter um papel decisivo nestas ações de contrapartida, teriam que vencer não só as cercas de arame farpado do agro-negócio, assim como, as barreiras sociais criadas a partir da má vontade e da antipatia que a classe média tem com relação a essas questões. O recrudescimento das forças particulares e paralelas que se juntam ao aparato do Estado na repressão aos anseios dos pequenos produtores e sem-terras, principalmente, se for na busca de financiamento agrícola.

Nas cidades, o abismo social tende a aumentar, a criminalidade pode explodir se não forem tomadas soluções que a própria sociedade acredita ser benéficas e eficazes para contê-la; a questão da maioridade penal, a adoção da pena de morte e a extinção do decreto do desarmamento são as mais importantes e aparecem como gritaria no país de norte a sul e nas casa legislativas, afinal, quem defende essas duas causas espera que ela lhes renda bons votos nas eleições futuras. Todos querem ser donos dessa criança e figurará nos anais da política por muito tempo. O desemprego seria um dos maiores fornecedores de elementos à criminalidade e o risco de explosão da violência se tornaria real, principalmente nos bolsões de pobreza como periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e capitais do nordeste onde já se vê altíssimos níveis de criminalidade.

3- Na economia, já se apregoam mudanças que eram esperadas e que fazem parte do programa do PSDB, a mesma turma que assessorou FHC em seus 8 anos aparece agora pra assombrar uns e acalentar outros; o privilégio de uma classe em detrimento de todas as outras seria uma coisa comum, já que isso era o mote da política econômica em tempos de FHC, trazendo consequências para vários setores da vida nacional, a política de emprego, as leis trabalhistas, os sindicatos, os encargos sociais e as taxas de juros Celic e bancários tendem a explodir se voltarem com os conceitos que foram usados anteriormente. O freio no consumo traria desemprego na indústria e levas de desempregados iriam engrossar a gritaria das ruas. a busca desenfreada de investidores traria uma supremacia do capital especulativo e volátil em detrimento do capital produtivo, acarretando a fuga de mais indústrias par o chão onde lhes oferecessem melhores condições de operacionalidade e produção. Quem já experimentou o gostinho doce do consumo de massa não toleraria um retrocesso nesse tão almejado mercado, isto criaria uma situação sem precedentes, onde as pessoas tivessem ainda dinheiro e não tivesse o que comprar ou vice-versa. Os excedentes da produção teria que buscar mercados externos, só que as portas estariam fechadas pra esses produtos até mesmo por orientação ideológica. A falta de relações comerciais substituiriam as já combalidas relações com países como a Argentina, Venezuela, cuba, Caribe, países africanos e centro americanos, decretando o fim do Mercosul.

As taxas de juros só seriam baixas e a paridade com o dólar só seriam possíveis através de decretos-lei, o que não se sustentaria nem seria a solução. A balança comercial penderia para o exterior, a Bolsa de Valores poderia ter seus dias de glória, mas, com o tempo também sofreria e o ciclo vicioso estaria estabelecido: desemprego, crise na indústria, crise na produção, preços caindo, desestímulo à produção, falta de política de preço e de abastecimento, recessão e por fim, a crise estaria estabelecida a partir da perda de apoio político que colocaria o presidente refém de seus aliados que, seriam os primeiros a avançar sobre o cadáver. A falta de uma boa base aliada seria pior do que a falta de uma boa base de arrecadação, pois uma não sobreviveria sem a outra, já que o Estado vive do que arrecada de impostos.

4- Na Produção o que poderemos assistir em primeiro momento seria até mesmo um incremento de alguns setores como o agro-negócio e a produção e exportação de commodities. A promessa de investimentos na produção de álcool combustível ainda vai ter que esperar o aumento da safra; o ano de seca já comprometerá grande parte da produção de grãos e alguns produtos começariam a ter uma disparada nos preços. Os vilões de sempre.

A produção de petróleo só aumenta, mas os preços internacionais do barril puxariam o preço dos combustíveis pra cima, com isso o preço da cesta básica também subiria, olha o valor do aluguel e dos produtos em geral subindo; sabe o que isso significa? Inflação.

A exportação de minérios ainda não recuperou os preços praticados no ano anterior e a quantidade de minério em estoque que a China tem mantém o preço baixo e o país sofre com a falta de ter o que exportar; o Estado de Minas é quem mais sofre já que, a maior parte de suas exportações vem do minério.

A tentativa de oferecer o petróleo do pré-sal aos norte americanos poderia ser uma solução imediata, mas os preços ainda não são vantajosos. A Refinaria Abreu e Lima tem que entrar em funcionamento o mais rápido possível, será justamente lá onde se concentrarão os investimentos, extrapolando ainda mais o valor inicial da construção.

A queda das exportações de carne provocada pela estiagem já faz seus estragos no setor. O jeito será vender essa carne aqui mesmo, só que os preços assustam. Já há falta de alguns itens nas mesas brasileiras e o governo porá a culpa na herança do PT e nos pequenos agricultores, responsáveis pelo abastecimento (cerca de 75%) e o governo terá que falar em racionamento. Em menos de cem dias de governo já se fala em nova direção pra economia e troca de ministros; sem mudar os conceitos adotados.

42 comentários:

  1. ô que medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de dar medo mesmo Tu és pó e ao pó retornarás, nem que seja de helicóptero!

      Excluir
  2. Na minha opinião vcs estam muito enganados com Aécio Neves, Aécio e uma pessoa humilde, batalhador e trabalhador, eu voto Aécio para o Brasil melhorar! Agora se vcs querem q o Brasil afunde de vez vote na Dilma.

    ResponderExcluir
  3. Dilma: para melhorar ainda mais!
    Aécio: quem conhece, não vota jamais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vc vota na Dilma porque vc e PT, eu voto Aécio 45 pq não estou satisfeito com a atual administração, cada um tem direitos e opiniões diferentes. AECIO 45

      Excluir
    2. Não sou petista. Voto na Dilma porque é a melhor opção para o Brasil.

      Excluir
  4. O melhor governador que Minas teve é Aécio.
    asfaltou todas cidades de Minas,imagina Vermelho Novo na poeira, até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em compensação a estrada que ligará Caputira a Raul Soares já elegeu por três vezes governadores do PSDB, deputados e prefeitos e até hoje não saiu do papel.

      Excluir
    2. Todas as cidades como? Raul Soares não tem nem cheiro de asfalto. Aécio é Pinóquio e seus eleitores também.

      Excluir
  5. Petista gosta de espalhar o terror. Como disse o comentarista acima- ô medo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitadinho dêle né. Quem começou com esse terrorismo foi o PSDB, quando atacaram os nordestinos com frases preconceituosas. FHC também ajudou, chamando o pessoal que vota no PT de desinformados. Fazem a lambança e depois vêm colocar a culpa no PT.

      Excluir
  6. O QUE ME DEIXA MAIS PREOCUPADO É QUE TEM 12 ANOS QUE O PT ESTÁ NO GOVERNO FEDERAL, 8 COM O LULA E 4 COM A DILMA, SÃO 12 ANOS EM QUE A MAIORIA DOS JOVENS QUE VOTAM HOJE TINHAM ENTRE 6 E 10 ANOS DE IDADE E NÃO TINHAM NENHUMA NOÇÃO SOBRE OS ACONTECIMENTOS NO BRASIL, NÃO SABEM QUE O GOVERNO DO PSDB GOVERNAM EM PROL DOS EMPRESÁRIOS, NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A CLASSE MENOS FAVORECIDA, O POBRE COMEÇOU A TER MELHORES CONDIÇÕES FOI COM ESSE GOVERNO LULA E DILMA, ME LEMBRO NA ÉPOCA DO FHC, COMPREI UMA BICICLETA NOVA, 2 MESES DEPOIS TIVE QUE VENDÊ-LA PARA AJUDA A SALDAR ALGUNS DÉBITOS, HOJE TENHO MINHA MOTO, MEU CARRO, TENHO UMA VIDA MAIS TRANQUILA, MAIS ESTABILIZADA. PRESTEM ATENÇÃO GALERA, SE TÁ RUIM COM A DILMA, PIOR SEM ELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa me lembro muito bem disso! Comprei uma pia e um gabinete pequeno para minha cozinha e foi duro para conseguir pagar. Hoje tenho uma vida bem melhor.Concordo com você.

      Excluir
    2. Eu vou votar no Aécio viu petistas? Esse textinho exagerado e medíocre não me assusta! 45 neles!

      Excluir
    3. Este textinho não é para assustar ninguém. É para esclarecer cabeças que não estão acostumadas a pensar. Essas cabeças que se deixam influenciar por uma imprensa reacionária e golpista. É Dima de novo para continuar melhorando ainda mais.

      Excluir
  7. Pobre que vota em aecio é louco, já venderam a VALE, USIMINAS, etc... e agora irá com certeza a PETROBRÁS.A VALE TÁ DANDO UM PREJUIZO , e é a segunda mairo do mundo

    ResponderExcluir
  8. Ô povinho alienado esses petistas viu? parecem torcedores do atlético. não reconhecem a capacidade dos outros só eles é que presta. AÉCIO NELES DIA 26.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler mais antes de falar bobagem aqui. Pesquise na internet para ficar mais esclarecido. Estamos votando não em Aécio ou Dilma, mas em sistemas de governos completamente opostos. Um governa para a elite (os ricos) e a outra, para toda a sociedade, incluindo os pobres, com programas sociais que abrangem todos os brasileiros. Se Dilma não for reeleita, serão quatro anos de castigo que servirão para alertar quem nunca viu o PSDB governar. Isso se ele conseguir chegar ao final do mandato. Aécio não passa de um segundo Collor.

      Excluir
  9. vc de vermelho novo que contentou com o asfalto esqueceu que vermelho novo e muito maior e hoje esta Sendo detonado por este grupo de mentirosos ,covardes do PSDB.aproveita do recursos do governo federal conquistadas nas gestões passada e apossam de bom mosso ACORDA VERMELHO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  10. Lembro aos leitores que todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Achei o texto absurdo, entrei para ler e fiquei abismado, se temos uma estabilidade econômica hoje, foi uma consequência de uma politica iniciada sim no governo FHC, não consigo entende como é difícil para os eleitores do PT aceitarem isto. Algumas coisas fiquei sem entender como por exemplo a questão do preço do petróleo que caso o Aécio ganhe iria subir e isto traria inflação, se a Dilma continuar isto não aconteceria, esta sendo uma luta manter a inflação no alto da meta, além de quer os preços internacionais do petróleo independem da posição do Brasil. Outra questão, a do minério, se o Aécio ganhar a China não comprará o nosso minério, pois tem um grande estoque, e o Brasil não terá o que vender para mais ninguém, se a Dilma ganhar o texto dá a entender que neste caso a China compraria e o Brasil seria feliz para sempre, teve ser porque a China ama a Dilma. Texto tendencioso.

    ResponderExcluir
  12. Só quem nunca viveu o governo Fernando Henrique(PSDB) o mesmo partido do Aécio Neves não sabe o quanto o pobre sofreu.Não conseguia comprar nada os juros eram altissimos . Foi um periodo de muito sofrimento. Quanto digo q tenho muito medo do Aécio como presidente eu não digo pensando só em mim ou pq sou Dilma 13, mas penso tambem no povo menos favorecido.

    ResponderExcluir
  13. O progresso mais recente que esta chegando ai na região de Raul Soares que o sinal de telefonia celular e o asfalto de Raul Soares-Caputira foi concedido pelo governado Antônio Anastásia, então bando de pêtistas amarrados a essas bolsas ridículas criadas so para que o brasileiro de baixa renda e pouca cultura se torne mais ainda um objeto manipulável e mantenha essa corja no poder.
    A grande realidade é que pior do que esta nosso país qualquer um que assumir não vai conseguir piorar!!! É mais fácil pegar essas bolsas do que sair de casa 5:30 da manhã trabalhar e chegar as 23:30 do colégio, curso técnico ou faculdade.
    Estão tapando os olhos dos brasileiros com mixaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está muito mal informado. A estrada que ligará Caputira a Raul Soares já elegeu governadores por mais de duas vezes e vários prefeitos e ainda não saiu do papel e, pelo jeito, não sairá. Quanto à telefonia celular nos distritos, esse programa foi criado pelo Governo Federal, pela Dilma que a oposição tanto odeia. O Bolsa Família é uma realidade que o mundo inteiro admira. Graças a ele, o Brasil não está mais no Mapa da Fome da ONU. São mais de trinta milhões de irmãos brasileiros que saíram da miséria extrema. Uma pena que você não consiga enxergar isso.
      Da próxima vez, logue e faça o seu comentário. Ou você está com medo de dizer quem é você?

      Excluir
  14. Esclareço aos comentaristas que este blog não é palanque eleitoral. Só serão aceitos comentários com um mínimo de civilidade e, mesmo assim, identificados pela pessoa que postou. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. O que está em disputa nessa eleição é simplesmente a forma de governar e não nomes de candidatos; O PT governa para os pobres com politicas sociais avançadas,retirando milhões de pessoas da linha da miséria e outros milhões subindo para classe média, já o PSDB, governa para as elites(rede globo,febraban,fiesp e outros mais) deixando as classes menos favorecidas abandonadas. Portanto, cabe ao povo brasileiro decidir se quer continuar crescendo e avançando, com seus filhos podendo cursar faculdades ou retroceder a era FHC onde nós pobres ou classe média não tinhamos direito a nada, a não ser desemprego,fome e outras mazelas e assistir a caravana do PSDB passar toda pomposa sem poder ao menos chegar perto, quanto subir na carruagem. Portanto voto 13 pelo povo brasileiro! lembrete não sou petista.

    ResponderExcluir
  16. Qualquer um que ganhar o Brasil tá lascado.PT roubando ou Áecio cheirando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PSDB consegue ser pior: além de cheirar, rouba também.

      Excluir
  17. José Maria, o voto é secreto, e não é necessário manifestar em público o seu voto, mas de qualquer forma todo político tem seu interesse particular, vai com Deus!

    ResponderExcluir
  18. A situação está caótica e não está sendo evidenciada pelos órgãos públicos, o certo é que vai aparecer no início do próximo mandato, se for Dilma foi plantado por ela, e se for Aécio então foi plantado no governo da Dilminha.

    ResponderExcluir
  19. Acho que os Brasileiros não cansam de apanhar,se apoiam em pessoas que jamais irão corresponder as expectativas.Querem que os outros resolvam seus problemas,por isso dão através do voto um cheque em branco para políticos sem o menor temor de Deus.Que enganam,mente e faz de tudo para que pessoas humildes sejam escravizados por um sistema que favorecem os poderosos e compram os pobres com migalhas. O Brasil só será um país de primeiro mundo,quando o povo saber dar valor a ética na politica.

    ResponderExcluir
  20. Engraçado o PSDB dizer que a inflação está fora de controle, o que vejo hoje são os produtos abaixando de preço como eletrodomésticos, carros, e os alimentos nos supermercados aquela maquininha de preço já não trabalha todo dia como na época do pomposo e intelectual Fernando Henrique Cardoso, se eles tivessem feito um governo como o da Dilma estariam até hoje no poder, mas nunca pensaram que iriam perder uma eleição para o Lula,ainda tem muita coisa a ser feita e corrigida e tenho certeza que a Dilma está no caminho correto.

    ResponderExcluir
  21. Ao anonimo de 19 de outubro de 2014 22:13... O Senhor Jose Maria esta falando do voto dele porque ele tem transparencia no seu ato como Politico este e um Politico de marca maior... e se todo politico tem seu "interesee particular" tambem todo o anonimo tem o seu "interesse particular"... Nao coloque Deus no seu sarcasmo... que ccisa feia.

    ResponderExcluir
  22. Deixando de lado as adversidades entre PT e PSDB, quero para meu país um governo que minimize as diferenças sociais e econômicas, que valorize a democracia e a liberdade de expressão. Trabalhei na UFMG durante o governo FHC e assisti de perto o sucateamento do ensino pela União, trabalhei no Hospital João XXIII durante o governo de Aécio e no setor de queimados não haviam ataduras e esparadrapos suficientes devido ao descaso desse governante com a saúde. Para quem não sabe, Aécio queria que o Google retirasse todas as informações negativas que o site veiculasse sobre sua pessoa. A irmã de Aécio, Andréia, ameaça jornalistas e hoje em dia praticamente não vemos pontos negativos de Aécio pois a imprensa mineira está praticamente comprada. Não quero como presidente um cara que vive apoiado nas costas da irmã e que, na minha opinião, tem um discurso típico de um Collor. Eu não me sinto segura em votar em um cara que não sabe administrar para o povo, que se envolve no Baile do Pó Royal, constrói aeroporto particular com dinheiro público e ainda dá um jeitinho de ninguém mais tocar no assunto.
    Para aqueles que creem que com o PT está ruim... com Aécio ficará mil vezes pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays Magalhães, um dos meus maiores temores em relação a uma possível volta dos tucanos ao poder é a privatização do ensino superior, ainda não tinha acabado de escrever quando mandei esse texto pro Pascoal, depois completarei. Eles já tentaram no passado, eu estudei na UFMG e vi de perto o que foi que aconteceu com o ensino na época do FHC. seria uma perda muito grande para os que não têm como custear seus estudos. O Rodrigo Maia (DEM) aliado do Aécio entrou com um pedido de inconstitucionalidade e anulação do programa do PROUNI e do FIES, a ação foi aceita, porém, permanece sem julgamento nem andamento no Tribunal. Obrigado pelo comentário.
      Nélio Azevedo

      Excluir
  23. Se o povo Brasileiro colocar a razão em primeiro lugar,fará o que os mineiros fizeram no primeiro turno. Aécio não! Para o bem do Brasil!

    ResponderExcluir
  24. Felizmente para uns e infelizmente para outros, o PT será varrido nestas eleições presidenciais.
    O desespero do Sr. Luis Inácio é evidente de que algo ruim está para acontecer com seu partido e até talvez para ele, e alguns de seus familiares e também "companheiros" de seu partido.
    A apelação do PT para se manter no poder já chegou ao extremo, só não enxerga é quem se faz de bobo ou tem uma "tetinha" nesse governo que está acabando com as instituições e empresas públicas deste país.
    A constatação que iremos ter é que, se as manifestações que ocorreram no país nos últimos dois anos surtiu efeito será no próximo dia 26 deste mês.
    Se não, esqueçam, o Brasil não tem mais jeito e isso não é culpa dos governantes e sim de nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que a sua paixão pelo Aécio o está cegando. As pesquisas dizem justamente o contrário do que você afirma. Em Minas, Dilma vai ganhar dele de balaiada. Espere e verá.

      Excluir
  25. Cegos são aqueles que vivem a custa do governo e se contentam com tão pouco e sem expectativa de crescimento.
    Não importa onde a fantoche do Lula irá ganhar, se é em MG ou em qualquer outro estado, afinal de contas ela governa atualmente o Brasil e não MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta espernear. Dilma já faturou essa.

      Excluir
  26. Só quero ver a cara dessa cambada na próxima segunda com o Aécio presidente!!! Não vendam os ovos antes da galinha botá-los. #ficadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ver a cara desses "homens bons" do PSDB na segunda feira, após a vitória de Dilma. nesta eleição. .

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.