sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SAMMU Regional será realidade em 2015

Raul Soares também faz parte da Rede de Urgência e Emergência

Assembleia Cisleste Sul 17.09 (3)Na tarde de 17 de setembro, na sede de AMAPI em Ponte Nova, aconteceu mais uma Assembleia Geral do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Leste Sul/CISLESTESUL. O presidente do Consórcio, Guto Malta/Prefeito de Ponte Nova, abriu a reunião que tinha, na pauta, dotações a serem incluídas e consolidadas na proposta orçamentária para o ano de 2015.

Já assinaram o Protocolo de Intenções, 52 prefeituras que fazem parte das microrregionais de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. A Rede irá atender um público estimado de 1 milhão de pessoas, com equipe médica e técnica treinada pelo Ministério da Saúde. Para o prefeito de Teixeiras, Francisco Márcio da Silva Teixeira, o Consórcio será um grande avanço na área da saúde. “A nossa expectativa é a melhor possível, pois teremos mais investimentos em hospitais e na atenção básica. Na cidade de Ervália, aonde existe o Consórcio, houve uma melhora considerável no atendimento e socorro às vítimas. Aqui também vai funcionar”, destacou o prefeito. A prefeita Darci Braga, da cidade de Manhumirim, também acredita na Rede. “Vai ajudar muito a cidade e a população. Teremos hospitais mais estruturados e corpo técnico de qualidade, com mais ambulâncias e socorro imediato”, ressaltou.

O secretário de saúde de Ponte Nova, Ivan José da Silva, explicou que a Rede de Urgência e Emergência, o SAMMU Regional, vai atuar de forma pontual e específica, diminuindo o tempo de resposta e aumentado a possibilidade de vida do paciente, que será encaminhado ao Hospital de referência, mais próximo, com qualidade, rapidez e segurança. Atualmente, o transporte de pacientes, que sofrem acidentes seja na cidade ou na rodovia, é feito por ambulâncias sem as condições adequadas, o que não garante a integridade e a saúde do paciente.

Outro ponto importante destacado durante a reunião é com relação ao gasto das prefeituras. Hoje, elas pagam valores muito altos para o transporte de pacientes e, fazendo parte do Consórcio, pagarão o valor de R$ 0,25/mês por habitante, sem gastos extras com o transporte. O custo será menor, com a contra partida de um atendimento com mais qualidade. O SAMMU Regional trabalhará em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. O local já foi escolhido pela prefeitura de Ponte Nova e está aguardando uma definição da SES/MG, que realiza estudo técnico da área. A previsão é de que tudo esteja funcionando no segundo semestre de 2015.

“O SAMMU irá tirar das mãos das prefeituras a responsabilidade do transporte e remoção dos pacientes, que ficará a cargo da Rede de Urgência e Emergência, gerida pelo CISLESTESUL, com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, tanto na parte financeira quanto de gestão. Haverá um salto qualitativo na prestação do serviço de saúde”, finaliza Guto Malta/Presidente do Consórcio.

Estiveram presentes, à reunião, Maria de Fátima Alves Costa e Ariadner Salomão Lanna Magalhães, ambas da GRS Ponte Nova, prefeitos, o advogado do Consórcio, Eyer Nogueira, além de demais convidados que atuam no poder público, na área da saúde.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.