domingo, 28 de setembro de 2014

Meninos do Brasil (Raul Soares), Grécia, Guatemala, Itália e Roménia participam de encontro em Palermo

Os meninos da Associação Amor e Gratidão de Raul Soares estavam lá. Uma semana para a troca de experiências, ideias e propostas sobre a participação dos jovens no mundo da cooperação para o desenvolvimento.

imageDe 18 a 24 de setembro, trinta meninos e meninas, com idades entre 18 a 24 anos, de Brasil, Grécia, Guatemala, Itália e Roménia, estiveram em Palermo (Itália) para uma semana para trocar experiências, ideias e propostas sobre a participação dos jovens no mundo de cooperação para o desenvolvimento.

 

imageA partilha de experiências e boas práticas; colaboração entre organizações, instituições e associações; capacitação; criação de redes e parcerias, são os pilares de uma abordagem de cooperação Sul - Sul argumentou que as crianças nos dias de hoje e continuar a apoiar, voltaram para seus próprios países.

imageA iniciativa foi organizada no âmbito do projeto "4 SOUTH Do Norte-Sul para Sul-Sul.", financiado pela União Europeia - Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA), cujo objetivo é promover uma cidadania ativa entre jovens e, em particular, a União Europeia, sabendo o impacto de projetos de desenvolvimento sobre as questões do desemprego juvenil e da exclusão, incentivar a discussão de propostas alternativas para a cooperação para o desenvolvimento.

Os meses que antecederam a semana de intercâmbio foram caracterizados por mesas-redondas e workshops em cada uma das cidades envolvidas (Palermo, Bucareste, Thessaloniki, Cidade da Guatemala e Raul Soares), gerido diretamente pelos caras que envolveram outros jovens, com a ' objetivo de melhorar o conhecimento e a consciência dos fenómenos de exclusão sócio-econômica que os afeta em seus territórios e para estimular o pensamento crítico em relação às políticas e medidas para lidar com esses fenômenos e os projetos de cooperação para o desenvolvimento que abordam estas questões em seus territórios.

Um grupo de representantes, os participantes das mesas redondas preliminares, participaram das atividades de intercâmbio de boas práticas em Palermo, onde os jovens foram os protagonistas, não apenas como usuários, mas também como executores diretos do trabalho.

Eles dias alternados caracterizadas por oficinas interculturais abertas ao público e momentos de trabalho interno sobre as questões sócio-econômicas de inclusão, os diferentes modelos de desenvolvimento, o desemprego dos jovens, os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (erradicar a pobreza extrema e a fome Atingir o universal ensino primário, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS, a malária e outras doenças Garantir a sustentabilidade ambiental Estabelecer uma parceria mundial para o Desenvolvimento); as questões abordadas foram, então, traduzido em novas metas e estes, por sua vez, em propostas de ações concretas.

Workshop 'Qi gonh saúde / auto técnicas de defesa'Domingo, 21 de setembro, foi realizado o evento"Cooperação internacional: de Norte-Sul para Sul-Sul. 4 DO SUL - Conferência em Palermo " , durante o qual os meninos têm realizado com grande entusiasmo e participação em uma série de workshops abertos ao público, como parte do"Festival das Culturas, cultura chamado ao diálogo", realizado no Parque Ouvinte de Palermo.

Os meninos do "Amor e Gratidão" brasileiro liderou a oficina 'técnicas de saúde / auto-defesa Qi gonh' .Instrutores, Sifu Zeca (Kung Fu Master) e Igor Ferreira, explicou e ensinou aos participantes as técnicas do sistema chinês Yim Wing Chun.

A linguagem intercultural baseado em laboratório de música foi organizado pelas meninas em vez da associação Centro grego da Educação Não-Formal (Aenao), que envolveu fechando o público com música e dança tradicionais.

Finalmente, muitos jovens que participaram da segunda-feira 22 de setembro no ' aperitivo multicultural realizada no Centro de Juventude Palermo, onde os meninos participantes do intercâmbio, eles se prepararam e compartilhou com os jovens pratos italianos da tradição culinária do brasileiro, grego, da Guatemala e romeno, mostrando fotos e contando o trabalho, as ideias e propostas que surgem durante a semana "4 DO SUL" .

Uma vez de volta para casa, os meninos vão continuar o trabalho iniciado nos últimos dias em Palermo, organizando ações de sensibilização sobre os territórios sobre o tema do desenvolvimento e da exclusão social, incluindo a divulgação de um spot de vídeo e um dossiê sobre a cooperação sul sul feita por eles próprios.

Associações locais envolvidas no projeto são: Asociatia Serviciul APEL (Roménia), Centro de Educação Não-Formal - Aenao (Grécia), Sociedad para el Desarrollo de la Juventud - SODEJU (Guatemala), Associação Amor e Gratidão - AAG (Brasil) e CISS - Internacional Cooperação Sul Sul (Itália).

veja as fotos do projeto ...

Com informações do site CISS – Cooperazione Internazionale SUD SUD - http://www.cissong.org/it/press/news/trenta-ragazzi-dal-brasile-grecia-guatemala-italia

2 comentários:

  1. Parabéns à associação Amor e Gratidão! Sempre mostrando que com persistência e dedicação se chega ''longe''!
    Tenho certeza que muitos bons frutos irão surgir dessa experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo estamos ae para construir um futuro melhor, temos que acreditar sempre que um mundo é um lindo lugar de se viver. Att Zeca

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.