sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mais uma faixa elevada para travessia de pedestres está sendo construída em Raul Soares

Desta vez, na av. Getúlio Vargas, em frente à praça de alimentação

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Mais uma faixa elevada para travessia de pedestres está sendo instalada em via pública na cidade. Desta vez, na av. Getúlio Vargas, entre dois cruzamentos, em frente à praça de alimentação.

Abaixo a resolução CONTRAN nº 495, de 5/6/2014, que estabelece os padrões e critérios para essa instalação.

 

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1.997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, conforme Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; e

Considerando a necessidade de melhoria das condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia dos pedestres nas vias públicas;

Considerando a necessidade de propiciar aos condutores maior visibilidade da travessia de pedestres;

Considerando a necessidade de padronização das soluções de engenharia de tráfego, conforme determina o artigo 91 do CTB, bem como o disposto nos artigos 69 a 71, do CTB, que regulamentam a circulação dos pedestres; e

Considerando o que consta do Processo 80000.057977/2011-07,

Resolve:

Art. 1º A faixa elevada para travessia de pedestres é aquela implantada no trecho da pista onde o pavimento é elevado conforme critérios e sinalização definidos nesta Resolução, respeitando os princípios de utilização estabelecidos no Volume IV - Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN.

Art. 2º A implantação de faixa elevada para travessia de pedestres nas vias públicas depende de autorização expressa do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Art. 3º A faixa elevada para travessia de pedestres deve atender a projeto-tipo constante do ANEXO I da presente Resolução e apresentar as seguintes dimensões:

I - Comprimento: igual à largura da pista, garantindo as condições de drenagem superficial;

II - Largura da superfície plana (plataforma): no mínimo 4,00m e no máximo 7,00m, garantindo as condições de drenagem superficial. Larguras fora desse intervalo poderão ser admitidas, desde que devidamente justificadas pelo órgão de trânsito;

III - Rampas: o comprimento das rampas (H no anexo I) deve ser calculado em função da altura da faixa elevada, com inclinação entre 5% e 10% em função da composição do tráfego e da velocidade desejada;

IV - Altura: deve ser igual à altura da calçada, desde que não ultrapasse 15 cm. Em locais em que a calçada tenha altura superior a 15 cm, a concordância entre o nível da faixa elevada e o da calçada deve ser feita por meio de rebaixamento da calçada, conforme estabelecido na norma ABNT NBR 9050.

V - Inclinação da faixa elevada: no sentido da largura deve ser de no máximo 3% e no sentido do comprimento deve ser de no máximo 5%.

Art. 4º A faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h, seja por suas características naturais, seja por medidas para redução de velocidade.

Art. 5º A faixa elevada para travessia de pedestres não pode ser implantada em trecho de via em que seja observada qualquer uma das seguintes características:

I - rampa com declividade superior a 6%

II - curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização;

III - pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas;

IV - ausência de iluminação pública ou específica.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá implantar faixa elevada para travessia de pedestres em trecho de via com declividade superior à citada no inciso I deste artigo, desde que devidamente justificado por estudo de engenharia de tráfego.

Art. 6º A implantação de faixa elevada para travessia de pedestres deve ser acompanhada da devida sinalização, contendo, no mínimo:

I - placa de Regulamentação "Velocidade Máxima Permitida", R-19, limitando a velocidade até um máximo de 40 km/h, sempre antecedendo a travessia, devendo a redução de velocidade da via ser gradativa, seguindo os critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

II - placas de Advertência "passagem sinalizada de pedestres", A-32b, nas áreas comuns de pedestres ou "passagem sinalizada de escolares", A-33b, nas proximidades das escolas, acrescidas da informação complementar "faixa elevada", antes e junto ao dispositivo, devendo esta última ser complementada com seta de posição, conforme desenho constante no ANEXO II da presente Resolução.

III - demarcações em forma de triangulo na cor amarela sobre o piso da rampa de acesso da faixa elevada para travessia de pedestres, conforme Anexo I. Para garantir o contraste, quando a cor do pavimento for clara, o piso da rampa deve ser pintado de preto;

IV - demarcação de faixa de pedestres na área plana da Faixa elevada para travessia de pedestres, conforme critérios estabelecidos no Volume IV - Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN;

V - a área da calçada próxima ao meio fio deve ser sinalizada com piso tátil, de acordo com a norma ABNT NBR 9050, conforme mostra o Anexo I da presente Resolução;

VI - linha de retenção, implantada de acordo com o disposto no Volume IV - Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN, respeitada uma distância mínima de 0,50 m antes do início da rampa.

Art. 7º A colocação de faixa elevada para travessia de pedestres sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via sujeita o infrator às penalidades previstas no § 3º do Art. 95 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 8º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via deve adotar as providências necessárias para remoção ou adequação da faixa elevada para travessia de pedestres que estiver em desacordo com o determinado nesta Resolução no prazo de 360 dias após sua publicação.

Art. 9º O Anexo desta Resolução encontra-se disponível no sítio eletrônico www.denatran.gov.br.

Art. 10. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

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9 comentários:

  1. Mais um quebra carro...não quebra só a mola não Pascoal! ai ai...ô prefeitura incompetente!

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    1. A rampa está com o grau um pouco elevado, mas se passar devagar não tem problemas. Essa travessia elevada para pedestres está sendo construída é para segurar os carros e motos mesmo. Se ela for muito rebaixada os veículos continuarão passando a mais de 60 por hora.

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  2. Como em Raul Soares não pode ser tudo perfeito, deixaram de utilizar as plataformas em forma de rampa nas cabeceiras dos redutores e aproveitaram os velhos blocos de pedra que com o tempo vão ceder, fazendo com que se forme um bico perigoso na ponta dos redutores.
    Heeee Raul Soares, só mudando de prefeito de novo pra ver se a coisa melhora.
    Cade o Fiscal de Obras e o Engenheiro da Prefeitura em !!!!

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  3. Infelizmente um mau necessário, só um detalhe, as rampas tanto de um lado e de outro, deveriam ser também com o próprio tijolinho de cimento da passarela, a estética ficaria muito mais bonita do que as pedras que estão sendo colocadas...enfeiou o serviço...vamos aguardar são as carretas com excessos de pesos dos britadores, será vai suportar ? Achei a compactação muito rápida.

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  4. Deixa de bobeira! Deixa de bobagem! Já virou, carruagem!
    Para ficar melhor nossa cidade, teremos que retornar aos velhos tempos em que poucos carros circulavam na nossa cidade. As medidas tomadas só ferem o bolso dos donos dos carros, aumentam o consumo de freio, gasolina, suspensão, falta de estacionamentos vinculados a multas.
    Vou fechar os olhos e viver na escuridão, só quero ouvir grilos e cigarras, até que as formigas me devorem.

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  5. pascoal ontem eu ouvi um foguetório danado na cidade seria a inauguração do quebra mola? o Vicente Barbosa colocava placa em todas as obras que fazia , será q o celio não vai colocar ???

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    1. Não acredito que ele tenha pegado a mania do outro. Aí, já seria demais para nós raul-soarenses.

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  6. Devem ser foguetes sim, cada "passarela" dessas a um custo de R$8.000,00 =)

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    1. Se o dinheiro for do bolso dele ele pode soltar até bomba. Mas esse dinheiro é público (nosso) e ele foi eleito é para trabalhar mesmo.

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