sexta-feira, 25 de julho de 2014

Quebra-molas da Prefac faz mais uma vítima

fotoRaul Soares (MG) - Foi nessa quarta-feira (23), quando um motociclista de Rio Casca, habilitado, perde o controle e caí no asfalto. Foi socorrido e encaminhado para o Hospital,São Sebastião e provavelmente fraturou a clavícula, Mas passa bem.

Após o acidente, moradores, inconformados, tentaram sinalizar e pintaram uma faixa no quebra-molas com a tinta que dispunham no momento.

 

Veja a foto em  cima, à esquerda, do quebra-molas próximo à Prefac sem a faixa. Embaixo, foto de como deve ser o quebra-molas e, do lado direito, fotos da moto do acidente e, embaixo, um morador pintando a faixa no quebra-molas, na tentativa de evitar que aconteçam mais acidentes.

 image
A foto do quebra-molas pintado na foto, é para servir de exemplo e orientação do responsável por esta obra. Para se informar melhor, é só procurar a Resolução nº 39/98.

Até quando vamos ter que esperar a sinalização correta no local? Será que deverá morrer alguém para que as medidas adequadas sejam tomadas? Já não bastam os acidentes?

Veja o que diz a Norma do CONTRAN:

“Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas denominam-se TIPO I e TIPO II e deverão atender aos projetos-tipo constantes do ANEXO I da presente Resolução. Deverão apresentar as seguintes dimensões:

I - TIPO I:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 1,50
c) altura: até 8cm (máximo).

II - TIPO II:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 3,70m;
c) altura: até 10cm (máximo).

Art. 4º Os sonorizadores deverão atender ao projeto-tipo constante do ANEXO II da presente Resolução, apresentando as seguintes dimensões:

I - largura do dispositivo: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
II - largura da régua: 0,08m;
III - espaçamento entre réguas: 0,08m;
IV - comprimento: 5,00m;
V - altura da régua: 2,5cm.

Art. 5º As ondulações transversais são:

I - TIPO I: Somente poderão ser instaladas quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo;

II - TIPO II: Só poderão ser instaladas nas vias:
a) rurais (rodovias) em segmentos que atravessam aglomerados urbanos com edificações
lindeiras;

b) coletoras;

c) locais, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 30km/h.

Art. 6º Os sonorizadores só poderão ser instalados em vias urbanas, sem edificações lindeiras, e em rodovias, em caráter temporário, quando houver obras na pista, visando alertar o condutor quanto

à necessidade de redução de velocidade, sempre devidamente acompanhados da sinalização vertical de regulamentação de velocidade.

Com informações do Sargento Emerson Souza

19 comentários:

  1. Pascoal, veja o que diz a resolução 39/98 em seus artigos abaixo:
    Art. 13 - As ondulações transversais deverão ser executadas dentro dos padrões estabelecidos neta Resolução.
    Art. 14 - No caso do não cumprimento do exposto anteriormente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via deverá adotar as providências necessárias para sua imediáta remoção.
    Então como transito e o ir e vir das pessoas, bicicletas, carroças, motos e carros, assim como a mesma autoridade acima promove os rebocamentos até as vezes de forma irregular, porque não toma providências também para o cumprimento dos artigos acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a remoção de carro das ruas da dinheiro e pra tira quebra molas gasta dinheiro, vc acha q a prefeitura esta preocupada com isso, ta nem ai......estamos perdido com esta adm

      Excluir
  2. Pois é Pascoal, comprimento: 1,5m. Altura máxima: 8cm. Acho que a nossa prefeitura leu a norma do CONTRAN ao contrário. Porque a gente encontra por aí, pelas ruas da nossa querida cidade, quebra-molas de 1,5m de altura por 8cm de comprimento.

    ResponderExcluir
  3. A má sinalização em nossa cidade está proporcionalmente maior do que catástrofes ocorridos em outras localidades do planeta terra.
    O MP tem que apurar as causas e os responsáveis, para tomada de medidas jurídicas contra os gestores municipais envolvidos nesta ação, a qual demonstra a incapacidade de trabalhar em prol da segurança pública de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MP por si só não toma providências, o que os motoqueiros e motorista que se sentirem prejudicado não tem outra opção a não ser a der entrar com denuncia no Ministério Público, até mesmo porque segundo informações o Promotor tem que dedicar pelo menos duas horas por dia para atendimento ao público, ao meu ver o que não vem acontecendo ou seja o povo não exerce o direito de reclamar.

      Excluir
  4. E não para por ai não, próximo ao bairro Engenheiros no fim de semana passado por pouco não aconteceu um acidente e dos feios, um motociclista passou pelo quebra mola e a mulher que estava na garupa praticamente voou, por sorte ela não caiu, se tivesse caído ia machucar feio, ou até mesmo quebra a perna... O quebra mola fica num lugar mal iluminado as placas em lugares que pra quem não é daqui e chega a noite não veem, sinalização no quebra molas não existe.... E ainda como não foi divulgado na madrugada de domingo um jovem se acidenteu la.... agora é esperar os próximos acidentes...

    ResponderExcluir
  5. À noite o motorista não vê as placas porque não são antireflexivas e o tamanho está fora de padrão para rodovia.

    ResponderExcluir
  6. a verdade é que entra prefeito e sai prefeito e as coisas continuam como estão. nada se muda nada se vê. o que este motociclista precisa agora é acionar a justiça e cobrar da prefeitura todos seus prejuízos como na moto despesas com medicamentos e uma indenização por uma serie de fatos. de pente mexendo no bolso da prefeitura eles tomam providencias para evitar estes transtornos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cobra da prefeitura ? kkkk ce ta de brincadeira ne, prefeitura nao esta pagando nem fogo na roupa!!!!

      Excluir
  7. Mexer no bolso da prefeitura não é nada. Tinha que mexer no bolso do prefeito. Aí ele dava um jeito.

    ResponderExcluir
  8. O QUE ESPERAR DE UM PREFEITO OMISSO QUE NÃO SABE NEM ESCOLHER SEUS ASSESSORES. É POR ISSO QUE NOSSA CIDADE ESTÁ UM CAUS. SÓ ELES ACHAM QUE ESTÁ TUDO BEM.

    ResponderExcluir
  9. E olha que o prefeito acompanhou a construção deste quebra-mola, carro, moto, bicicleta, charrete, carroça etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanho nao!!! fico la fazendo media com povo, pq este inocente nao sabe de nada, tava la perdido igual cego no meio de tiroteio

      Excluir
  10. somos obrigados a aguentar esta administração. e que administração em Célio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Vocês tem de ver o quebra mola que fizeram enfrente a escola coronel João Domingos, aquilo é um absurdo, coitado dos motorista de caminhão e de onibus acorda prefeito enquanto e tempo desse jeito vc não vai consegui se reeleger .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaiz vc tem coragem em falar de reeleição pra esta turma de come queto , prefiro voto em outro

      Excluir
  12. Brincadeira não, o povo acha que tem só direito e não tem dever, se todos andassem com manda a legislação talvez nem precisa-se de quebra molas, mas o povo gosta e de falar mal da administração, é o velho ditado "faz o que eu mando mas não faz o que eu faço", vamos parar de falar mal do outros e ficar pelo menos 02 minutos na frente do espelho e refletir sobre quem e o principal responsável pela minha segurança, podem falar mal sobre a minha postagem não tem problema pois a critica destrutiva destrói mais quem critica do que o criticado, não só de Raul Soares, mas só fico observando algumas postagem, tem que por quebra molas mesmo e mexer no bolso dos imprudentes sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até concordo que quebra-molas precisam ser colocados por causa da imprudência de alguns, mas em conformidade com as especificações determinadas pelo Código Brasileiro de Trânsito e não sem nenhum critério, como vem acontecendo aqui em Raul Soares. A prefeitura demora a fazer e, quando faz, ainda faz errado. Assim, também, não.

      Excluir
    2. caro anónimo nos pagamos impostos, ninguém merece uma lombadas que foram feita, praticamente voce tem que passar de lado na lombada , tenta passar no seu carro no limete de velocidade que permite a pista, o motor do seu carro vai colidir com esta lombada, te pergunto com tanta falta de respeito ao motorista vc quer elogios a esta adm??????

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.