sábado, 19 de abril de 2014

Quem sabe, um dia vamos acertar

A matéria abaixo foi publicada neste Blog no dia 20 de janeiro de 2008. Serviu para ontem, serve para hoje e servirá para as próximas eleições para prefeito de Raul Soares. Reproduzo para mostrar que, até agora, nada mudou, apesar desta postagem, que foi uma convocação à reflexão.

Um perfil de um bom candidato a Prefeito


O raul-soarense que se preza, que gosta de sua cidade e quer que ela fique melhor ainda, tem que pensar bastante e fazer uma análise minuciosa sobre vida pregressa dos prováveis concorrentes ao cargo eletivo para Prefeito neste ano eleitoral, antes de tomar sua decisão.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que não basta que o candidato seja uma pessoa simpática, agradável e que cumprimenta a todos quando passa pela rua. Os hipócritas fazem isso muito bem. Descuidos dessa natureza são fatais. Não é de hoje que temos caído em ciladas por acreditar demais nas promessas e no sorriso de certos candidatos.

O perfil de um bom governante é pautado pelo seu comportamento social, político, humano e não por aquilo que ele diz de si mesmo. Um candidato ideal é aquele que, antes de pensar em si próprio, preocupa-se primeiro com seu povo, com sua cidade e de que maneira ele pode ser útil para sua comunidade. O bom candidato soma, não divide, e isso é coisa para poucos. Seria interessante que ele tivesse uma experiência de trabalho para provar a sua competência em administrar órgãos públicos ou privados. Não precisa andar sorrindo para todos. O essencial não é a aparência agradável, voz macia e jogo de cintura, mas seriedade com o trato da coisa pública. Coisa que poucos conhecem, em se tratando de alguns políticos de hoje em dia.

Um bom candidato, além de ilibado politicamente, deve também ser apoiado por um bom partido. Um partido forte, que congregue pessoas sérias, honestas e comprometidas com o desenvolvimento da cidade e o bem estar do seu povo, como apregoava o ex-prefeito Wiron, em sua magistral administração municipal: “Nosso Partido é Raul Soares”. Para completar, deve ter disponibilidade para administrar com tranquilidade.

É preciso urgentemente eleger um candidato que preencha esses mínimos requisitos, necessários para continuação da obra de reconstrução desta cidade, interrompida, infelizmente, por governantes despreparados e comprometidos apenas com suas desvairadas obsessões políticas e completamente alheios aos verdadeiros interesses da comunidade.

A prudência nos aconselha escolher um partido de respeito, que tenha tradição e apresente um candidato que realmente reúna condições para administrar uma cidade do porte de Raul Soares e não aqueles ditadores, que não respeitam as instituições democráticas. Esses administradores geralmente não têm competência para administrar nem um distrito, como temos visto exemplos por aí.

Cuidado com partidos surgidos de última hora, pois geralmente carregam candidatos aventureiros, preocupados com suas finanças pessoais e sem compromisso com povo que o elege. Um candidato sério não promete tudo, pondera, porque sabe o que realmente precisa ser feito para o desenvolvimento de sua comunidade.

Cautela com aqueles candidatos que se arvoram como salvadores da pátria, mas que nunca comprovaram sua capacidade administrativa. Um bom administrador não se forma da noite para o dia e, sim, com anos de trabalho. Vasculhe a vida pregressa de seu candidato para não se arrepender. É hora de somar esforços para trabalhar em favor de uma comunidade inteira e, não, para favorecer apadrinhados políticos que só aparecem para sugar o já tão dilapidado patrimônio público. Desconfie sempre de muitas promessas.

A mudança de nossa cidade depende da mudança de sua atitude. Pense nisso. Afinal, o futuro que você idealiza para sua cidade ainda está em suas mãos.

Na foto acima, a Praça da Cultura construída na administração do saudoso prefeito Wiron Francisco de Souza Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.