quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por que devemos lavar as mãos?

Apesar de todos os avanços da Medicina, lavar as mãos continua a ser a melhor maneira de prevenir uma infecção.

Lavar as mãos é um ato muito simples e que todos conhecemos muito bem. Desde cedo, nos ensinam que devemos lavar as mãos antes e depois de comer, depois de ir ao banheiro, depois de brincar com animais e não apenas quando elas se apresentam visivelmente sujas. No entanto, este é, certamente, um dos ensinamentos mais esquecidos e banalizados pela maioria das pessoas.

O simples fato de não lavarmos as mãos nos momentos certos contribui para que fiquemos doentes e espalhemos doenças para os outros!

Uma gripe transmite-se muito mais rapidamente através de um aperto de mão do que por um beijo na face do infectado; isto porque, na maior parte das vezes, é para a mão que tossimos e espirramos. O que está completamente ERRADO. Devemos sempre tossir e espirrar protegendo-nos com o braço e NÃO com a mão.

Mas o contágio não se dá apenas desta forma, basta que a pessoa doente espirre para a mão e abra uma porta sem ter lavado as mãos, o seguinte a tocar naquele sítio será muito provavelmente contagiado.

A Lavagem de Mãos é uma medida Simples, Económica e Eficaz na prevenção de doenças e infecções e um importante contributo para a Saúde Individual e Comunitária.

Por que o alerta do blog?

Além das práticas já conhecidas, temos constatado que algumas pessoas, por descuido ou fotoignorância, ainda insistem em não utilizar o utensílio apropriado em suas compras nos supermercados, preferindo apalpar ou pegar os pães com as próprias mãos, contaminando os demais. Uma prática que, como sabemos, tem que ser amplamente combatida, antes que vire uma rotina aceita como normal. É preferível constranger uma pessoa naquele momento com um alerta, do que levar para a sua casa algumas bactérias para infectar a sua família inteira!
Um ato de esclarecimento que, por mais constrangedor que possa parecer, irá contribuir em muito para a saúde da comunidade onde vivemos.

Pascoal Online, com informações do site freewebs.com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.