sábado, 7 de abril de 2012

Como solucionar o problema dos cães soltos nas ruas?

Uma ideia que muita gente tem sugerido ultimamente é a castração dos cães de rua como forma de evitar a proliferação desordenada desses animais que, por falta de uma política adequada do poder público, vem aumentando a cada dia, trazendo mais problemas e piorando a qualidade de vida das comunidades.

Raul Soares já conta com um número elevado de cães soltos nas ruas e a castração certamente ajudaria muito a eliminar gradativamente esse problema, tanto para a população, como para esses pobres animais abandonados.

O que é a Castração?

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?

Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.

A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.

A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.

Vantagens da Castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:

- "Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuída.

- "Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento. Consulte os Veterinários Solidários.

- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?

- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença frequente em fêmeas adultas.

- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Ajude a combater a superpopulação e o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

Com informações da ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal

8 comentários:

  1. E facil gente e so trocar os governantes isso e falta de interece dos governantes os cachorros nao tem culpa de mada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria.É melhor tomar uma atitude séria e consciênte do que ter que ver os bichinhos passando fome e todo tipo de maus tratos pelas ruas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Florianópolis 'exporta' programa de castração para cães.

    "Florianópolis esteriliza 25 animais por dia e tem 1,5 mil outros na fila de espera para o procedimento. Segundo a Secretaria MUNICIPAL de Saúde da cidade, 20 mil procedimentos foram realizados como estratégia de controle da superpopulação de cães desde 2005, quando o programa de esterilização canina começou na cidade."

    "O programa catarinense atende donos de cães de baixa renda e o animal é retirado de casa e levado de volta, sem custo. Até mesmo o número de acidentes com cães, seja atropelamentos ou até mesmo ataques contra as pessoas, foi reduzido após o trabalho de castração"

    Representantes de outros estados estão indo a Florianópolis para copiar o procedimento que é um verdadeiro sucesso.

    Para maiores informações, matéria completa aqui nesse link
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1278599-5598,00.html

    ResponderExcluir
  4. OS NOSSOS REPRESENTANTES NO PODER NADA FAZEM PRA ESSAS CRIATURAS. CADÊ UM CANIL DESCENTE? CADÊ ESSE PROJETO DE CASTRAÇÃO? É UM DESCASO, DESCUIDO COM A CIDADE, COM A POPULAÇÃO, COM ESSES ANIMAIS. SE NAO CUIDAM DAS PESSOAS VAO CUIDAR DOS ANIMAIS? FAÇA VALORIZAR SEU VOTO!... HORA DE MUDAR!...

    ResponderExcluir
  5. Amigos primeiramente tudo que vem de errado vem dos grandes,o governo do estado de minas não liberou ano passado a vacina contra raiva para raul,se não teve dinheiro para uma vacina considerada para mim a mais grave imagina para canil descente.

    ResponderExcluir
  6. Meses atrás eu vi aqui mesmo no Blog do Pascoal
    um projeto super legal do canil que segundo eles
    já estava em andamento e daí a um mês estaria pronto......
    CADÊ O CANIL GENTE,AQUILO ERA TUDO MENTIRA???????????

    ResponderExcluir
  7. Parece que já está funcionando em Cornelio Alves um canil informal.Tivemos informações de que tem pessoas morando lá no local pré-determinado para sendo pagos para tomar conta dos cães que as pessoas já estão levando para lá. Mas, construção de canil, mesmo, nada...

    ResponderExcluir
  8. pois é gente, enquanto eles estão construindo manções, etão esses animais jogados na rua, como acabei de contar uma história no me blog, de gatinhos q achei na rua dentro de uma casa em estado deploravel! http://carolinadantasnunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.